À medida que as pessoas envelhecem, as suas necessidades de saúde tornam-se mais complexas e diversas. Doenças crónicas, fragilidade, declínio cognitivo e uma série de outras condições médicas são comuns com o envelhecimento.
De modo geral, para promover a saúde e o bem-estar físico e psicológico dos idosos, é fulcral um acompanhamento médico regular e especializado.
Neste artigo, aprofundamos a necessidade desse acompanhamento regular e ajudamos a compreender algumas das razões pelas quais é algo importante.
É possível descobrir doenças de forma precoce? Com um acompanhamento médico regular e especializado, é possível encontrar doenças de modo precoce, mesmo quando os sintomas ainda não se manifestaram. O que torna possível o tratamento imediato, com hipóteses muito mais significativas de combater a doença de modo eficiente e até acabar com ela. Isto permite e promove um envelhecimento saudável.
É estritamente necessário para a sua Saúde Mental e Bem-Estar! A Saúde Mental e o Bem-Estar dos idosos é facilmente assistido com um acompanhamento regular e especializado. O tratamento de, por exemplo, depressão, ansiedade ou demências necessita de um acompanhamento regular para ser bem-sucedido.
Há doenças que necessitam de um cuidado mais frequente? Algumas doenças crónicas como artrite, diabetes e hipertensão, são muito mais eficientemente tratadas se houver um acompanhamento próximo e frequente.
O tratamento especializado é uma mais-valia! Uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde pode fornecer cuidados geriátricos abrangentes. Por vezes, é crítico, para a saúde do paciente, uma resposta rápida e eficaz, algo que um tratamento não regular e não especializado tem em falta.
Quanto mais envelhecemos, mais necessitamos, de modo geral, de cuidados médicos. Permanecer com um cuidado pouco frequente e só ir à procura de uma opinião profissional quando tem sintomas graves pode ser muito mais nocivo para a sua saúde numa idade mais avançada. Cuide de si e dos seus.