Considerando a fisioterapia como uma parte essencial dos sistemas de prestação de serviços de saúde e bem-estar, a Resineves inaugurou no dia 25 de novembro a sua primeira Unidade Móvel de Fisioterapia em Bragança. O objetivo é facilitar o acesso a este serviço às populações mais isoladas e afastadas dos centros urbanos.
A medida visa a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas com algum tipo de patologia e situação clínica, reduzindo as suas limitações e incapacidades, melhorando a qualidade de vida e a autonomia nas tarefas do dia a dia. Pretende igualmente ser uma mais-valia na recuperação ou manutenção das funções motoras dos seus utentes, permitindo uma melhor qualidade de vida às populações e diminuindo as desigualdades sociais na área dos cuidados de saúde.
A Resineves enfatiza, desta forma, o seu empenho e compromisso no desenvolvimento de iniciativas orientadas para a melhoria do estado geral de saúde da comunidade, através da promoção do bem-estar e da saúde.
A Unidade Móvel de Fisioterapia apresenta diversas vantagens, como a prestação de um serviço diferenciado e inovador, adequado às necessidades específicas de cada utente, oferecendo um serviço personalizado, com qualidade, segurança e conforto.
A facilidade de acesso é uma característica ímpar desta unidade, democratizando assim este serviço e levando-o até às populações que, de outro modo, não poderão usufruir de cuidados ao nível da fisioterapia. Ainda são muitas as pessoas que não têm o serviço nas suas freguesias e são forçadas a deslocar-se, com os altos custos daí decorrentes, aos centros clínicos mais próximos.
Nuno Quitério, fisioterapeuta da Resineves, considera que as duas grandes mais- valias da Unidade Móvel de Fisioterapia são a disponibilização do serviço de fisioterapia aos utentes e a relação de proximidade que se pretende criar e proporcionar ao utente nos cuidados prestados.
Sobre a Resineves
O projeto Resineves, em fase de construção, prevê as valências de Residência Sénior, Cuidados ao Domicílio, Turismo Residencial, Clínica de Saúde e Unidade Móvel de Fisioterapia (já em funcionamento). No sentido de se afirmar como uma referência no setor ao nível da inovação, qualidade e diferenciação, o projeto tem como objetivo disponibilizar um serviço de excelência aos seus utentes, com foco na qualidade de vida e no envelhecimento ativo.
Brevemente, disporá de uma Clínica de Saúde inserida no interior da Residência Sénior, que permitirá uma maior diversidade de cuidados e a garantia de um melhor diagnóstico, tratamento e acompanhamento. As especialidades a disponibilizar terão como objetivo alcançar os melhores resultados de saúde na perspetiva dos utentes através de uma resposta rápida e eficaz, com absoluto respeito pela sua individualidade. Na sua Residência Sénior, os utentes poderão usufruir de instalações modernas e de elevada qualidade, com os melhores equipamentos, e, ao nível do Apoio Domiciliário, a Resineves disponibilizará cuidados e serviços ao domicílio adequados às necessidades individuais de cada utente.